terça-feira, 28 de outubro de 2008

Aborrece-me #001

Sem querer ter um discurso demasiado prolixo (tinha de colocar aqui esta palavra – símbolo máximo da luta contra a PGA em 1992), umas das coisas que mais me aborrece na língua portuguesa é que, apesar de ser extremamente rica em vocabulário (dizem os fãs), é demasiado burocrática. Mas nem outra coisa seria de esperar, visto que todos nós desde crianças somos assombrados pela morosidade de procedimentos em quase tudo. (9 meses para nascer??)

De qualquer maneira, não vou estar aqui a criticar a língua, nem a boa ou má forma como ela é aplicada. E não o faço, não porque daria certamente para várias teses de mestrado e anos de discussão, mas simplesmente porque não me apetece. Aborrece-me

Assim sendo, vou antes falar de outras coisas que me irritam de sobremaneira.



A forma unidimensional como certas palavras são utilizadas.


Circunscrito. Eu comparo o uso desta palavra às andorinhas ou ursos, ou seja... é sazonal. Enquanto não há incêndios, e sendo estes na sua maioria na Primavera e Verão, a palavra circunscrito está em hibernação. Ok. Não é bem assim. Nos relatos televisivos, em pleno Inverno se for preciso, a palavra é utilizada para descrever a trajectória da bola. Mas o futebol é um universo à parte. Lá são utilizadas palavras que desde as Cantigas de Amigo & Amor não viam a luz do dia. É tipo universo paralelo da banda-desenhada.

Mas porque diabo não usamos circunscrever no nosso dia a dia com maior frequência? Por exemplo: porque não usamos para descrever um acto de carinho, estilo “Circunscrevi a minha namorada de beijos”. Ou, se quisermos ser mais hardcore e entrar no calão, “circunscrevi-a de bondage até à quinta casa decimal” ou “Circunscrevi-lhe a tromba à cabeçada”... Acho bastante limitado o carácter sazonal da palavra e como tal acho que devíamos lutar pela sua maior utilização. (Invoco aos senhores taxistas que a usem mais nas discussões de trânsito)


A transformação de uma palavra que de base era positiva numa expressão negativa por natureza.

Insurgente. Esta palavra hoje em dia é simplesmente utilizada para descrever quem está contra os EUA e aliados no Iraque. Resultado? Esta palavra apenas tem uma conotação negativa nos dias que correm.

Outrora ela era bem vista, especialmente quando as pessoas se insurgiam contra a ditadura. Porém, se hoje escrevermos isoladamente a palavra, ela é negativa. Se adicionarmos algo fixe e super/mega democrata, ela pode melhorar. Para além disso, e ainda dentro desta alínea (mas entrando já no ponto C também), já repararam que a expressão guerrilheiros desapareceu? Antigamente havia uma clara separação entre guerrilheiros e terroristas. Essa separação era feita consoante quem apoiamos, ou não. Assim, Xanana era líder dos guerrilheiros timorenses e o Sendero Luminoso um grupo terrorista da pior espécie. Agora só há terroristas e Insurgentes, que no fundo também são terroristas. Bem... já só há terroristas. Ponto final.

O desaparecimento de certos termos no uso quotidiano


E daqui seguimos para outra palavra. Esta é já muito pouco utilizada nos dias que correm, o que é penoso porque é claramente um termo pujante de sentimentos. Falo de Arreliar. “Ai, estou tão arreliada!!”. Lá dizia a minha avó.

Contudo, nos dias de hoje pouca gente usa a expressão. Curiosamente, a última vez que ouvi isto foi na sua forma “não me arrelies”. Achei brilhante, e num estilo que ia fascinar Marcel Proust, fui remetido para a minha infância. Posteriormente tenho tentado a todo o custo reintroduzir a palavra junto dos meus amigos.

Ainda no outro dia disse a uma amiga, que só se sabia queixar dos homens e do sexo que tinha com eles, “acho que és uma pessoa arreliada sexualmente”. E sempre que estou chateado e me perguntam o que tenho, lá digo... Estou arreliado. Ah pois estou. Ainda ontem o meu clube levou 5-0.

Acho que deviam fazer o mesmo.

Até mais

3 comentários:

Rosallis disse...

Oh caraças... quando li a parte das andorinhas e dos ursos, só me consegui imaginar a sair de casa de manhã, olhar para o céu, e um bando de Ursos Polares com asinhas a migrar para Sul.

...

Damn..

Damien disse...

"Ó Monica... essa tua sombra excessiva nos olhos arrelia-me sexualmente."

=D

Jorge Pereira disse...

bahahahahahaha....


exactamente x)